terça-feira, 15 de setembro de 2009

• ALTERNATIVA AO TAV

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ALTERNATIVA AO TAV

Parcela do volume de recursos destinados ao TAV poderia ser utilizada para a recuperação da linha ferroviária existente entre Rio de Janeiro e S. Paulo, implantando um tipo de trem expresso, que poderia atingir, em determinados trechos, velocidades expressivas, completando o percurso em 2h40min. Haverá necessidade de intervenção tecnológica na linha, melhorando o traçado, a bitola, a descida da serra fluminense, e outras atualizações, proporcionando ganho enorme, pois todas as cidades da região aproveitariam os benefícios da recuperação e da melhoria do leito existente. Paralelamente, haveria reflexos favoráveis, também, no transporte de carga regional. Os USA (Acela Express) e a Inglaterra optaram por soluções semelhantes, com muito sucesso, desprezando a alternativa do trem-bala em seus territórios.  
Dessa forma, as opções para a viagem do passageiro, neste trecho, em relação ao tempo despendido, seriam:
·       Ônibus: 6 horas
·       Auto: 5 horas
·       trem expresso: 2h40min.
·       avião: 1 hora.
O trecho S. Paulo/Campinas poderia ser implementado a partir do projeto denominado Trem Expresso Bandeirantes, da CPTM, conforme pode ser constatado a seguir:


O projeto estima um tempo de viagem de 50 minutos e a velocidade máxima do trem será de 160 Km por hora [110 Km/h operação comercial]. A tarifa inicialmente prevista é de R$ 12,6 e o intervalo médio entre composições de 10 minutos na hora pico. A estação em S. Paulo é a da Barra Funda. 

Dessa forma, sem criar os traumas das desapropriações nem os estragos ao meio ambiente, com custos mais adequados à realidade do orçamento nacional, otimizando a aplicação dos recursos, é possível raciocinar em termos de alternativas ao projeto do trem-bala entre Rio de Janeiro/S. Paulo e Campinas.