quinta-feira, 18 de julho de 2013

O  TREM-BALA BRASILEIRO é mais uma obra desnecessária,  com custo exorbitante (previsão de 34 bilhões de reais, que por certo dobrará), somente para passageiros  (quando o País é carente de transporte ferroviário para carga), com tarifas elevadas (somente para os abonados).  O projeto superestimou o número de passageiros,  bem como subestimou as despesas operacionais, sendo que os experts consideram que não haverá condições para amortizar o elevado valor do investimento, devendo ser assumido pelo Orçamento da União, já bastante debilitado. A experiência internacional ensina que mesmo a operacionalidade do sistema trem-bala é deficitária, necessitando de subsídios do Governo local.
O Brasil necessita de trem, não de trem-bala, pois a rede nacional não chega a 10.000km de ferrovias consideradas de utilização plena, concentradas em transporte de minérios e de commodities. O transporte de passageiros em vias ferroviárias é insignificante. O investimento previsto para o trem-bala deveria ser alocado na recomposição, urgente, da rede ferroviária nacional, para atingir pelo menos 65.000 km de ferrovias modernas, otimizadas, cobrindo todo o território nacional, de uso compartilhado (carga e passageiro). Isto diminuaria o nº de caminhões nas estradas rodoviárias, bastante sacrificadas, reduzindo substancialmente a poluição ambiental.

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